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21

Novembro

Espumante rosé avança de forma expressiva no mercado

Antes relegado das taças brasileiras, o espumante rosé tem se tornado cada vez mais um dos queridinhos do público nacional apreciador da bebida. Os números registrados ao longo de pouco mais de uma década provam como ele, literalmente, caiu no gosto do consumidor: se, em 2006, a comercialização anual das vinícolas gaúchas mal passou de 100 mil litros, ela agora alcança 3,6 milhões de litros -- um salto de 3.500% nas vendas.

A consolidação, que foi ganhando corpo ano a ano, teve em 2018 o seu ápice. No ano passado, na comparação com o anterior (e também com 2015 e 2016, que se mantiveram estáveis), os números praticamente dobraram, de acordo com os dados do Cadastro Vinícola do Rio Grande do Sul, compilados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O avanço impulsionou de forma significativa a representatividade do rosé em relação ao total de espumantes consumidos, elevando sua participação de pouco mais de 10% para quase 19%.

O par perfeito

Um dos aspectos que mudaram esse posicionamento do rosé no país é, inegavelmente, a própria facilidade da bebida em se adaptar às mais diferentes ocasiões. “Vinhos espumantes rosés são extremamente versáteis, produtos que podem ser bebidos em um momento descontraído, como também são muito fáceis para harmonizar com comidas, por exemplo. Com pizzas, combinam sempre muito bem. A principal característica desse tipo de produto é o frescor equilibrado com a fruta” explica Bruno Cisilotto, Tecnólogo em Viticultura e Enologia no IFRS Campus Bento Gonçalves e doutorando em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Da Serra Gaúcha para o mundo

O sucesso conquistado pelo rosé ao longo dos últimos anos tem impulsionado novas criações dos produtores da Serra Gaúcha, que entregam ao mercado exemplares em nível de plena disputa com países consagrados na elaboração da bebida. Na capital nacional do espumante, por exemplo, surgiu em abril o primeiro Prosecco Rosé do Brasil, fabricado pela Cooperativa Vinícola Garibaldi.
A nova linha, cujo pioneirismo, ao que tudo indica, também é mundial, não chegou nem um pouco tímida. Com três meses de lançamento, arrebatou medalhas de ouro no concurso Catad'Or Wine Awards, no Chile, um dos mais respeitados da América Latina, e também na Grande Prova Vinhos do Brasil.

Um dos diferenciais do Garibaldi Prosecco Rosé Brut é carregar em sua composição cerca de 5% de uva Pinot Noir, responsável por imprimir a coloração rosada ao líquido. Ainda que mantenha as características delicadas dos tradicionais rosés, ele apresenta um perfil aromático mais complexo, entregando, ao degustador, notas florais, cítricas e de frutas vermelhas, que casam perfeitamente com saladas, peixes leves, frutos do mar, sopas cremosas, canapés e queijos.


Oportunidade de negócios

E por falar em um mercado que está crescendo tanto, a edição 2020 da Envase Brasil irá movimentar ainda mais este mercado já tão aquecido e levar novos negócios para Bento Gonçalves. A expectativa dos organizadores é a de que o evento movimente mais de R$ 130 milhões e receba um público especializado de mais de 10 mil visitantes.

Ao longo desses anos, a Envase Brasil tornou-se um dos eventos referência no setor de vinhos, espumantes, cervejas, lácteos, alimentos, azeites, bem como serviços, tecnologia e equipamentos específicos para cada segmento.

A Envase Brasil 2020 vai acontecer entre os dias 31 de março e 03 de abril e em sua programação, haverá encontros setoriais, realizados em conjunto com as principais entidades representativas, além de conteúdos técnicos e mercadológicos.

Outros destaques do evento serão a 4ª Conferência de Segurança de Bebidas e Alimentos, a Envase Experience e Beverage Day e as Rodadas de Negócios do Sebrae.

Anote na agenda:
Envase Brasil 2020
De 31 de março a 03 de abril de 2020
Em Bento Gonçalves – RS
Informações:
WathsApp Envase Brasil: (54) 99157 3863
queroexpor@newtrade.com.br

 

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