Notícias:

09

Março

Setor de embalagens projeta crescimento em 2018

Assim como toda cadeia industrial, o setor de embalagens também sentiu os impactos da recessão e dos acontecimentos políticos enfrentados pelo país nos últimos anos.  Apesar do cenário negativo dos últimos anos, em 2017 o setor teve um resultado positivo, com crescimento em sua produção física de 1,96%. Das cinco classes de embalagem (papel/papelão, plástico, vidro, metal e madeira), quatro registraram crescimento em 2017. Segundo Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, o desempenho de cada setor está diretamente atrelado ao desempenho dos mercados a que atende prioritariamente, variando entre produtos de consumo não duráveis, de rápido consumo, até segmentos de produtos duráveis, como eletroeletrônicos ou mesmo da construção civil. E para que esse desempenho continue a ser positivo, as indústrias do setor precisam investir em tecnologia, inovação, além de estarem conectadas com o que é tendência no mundo. Luciana Pellegrino destaca que entre as tendências e necessidades do setor estão investimentos em inovação, sustentabilidade, funcionalidade, além de tecnologias que permitam o aumento de vida útil do produto. “Destacamos ainda outras tendências como impressão digital, personalização, design minimalista, conectividade e uso cada vez maior das tecnologias de comunicação, cores vibrantes, formatos exclusivos para a diferenciação no ponto de venda, novos materiais”, comenta.

No Brasil, o setor de embalagens é dividido por classes de materiais, sendo que papel, papelão e cartão tem a maior participação na produção física representando 40,5%, seguidos por plástico (35%), metal (15,1%), vidro (8%) e madeira (1,4%). Para 2018, a ABRE projeta um crescimento maior em sua produção física – 2,96% –  calcado na recuperação dos indicadores de consumo, comércio, serviços e industrial.

Embala Sul é oportunidade para conhecer as novidades e tendências para o setor


Feiras são sempre grandes oportunidades para reunir a cadeia produtiva e aproximar clientes e fornecedores e com a chegada da Embala Sul ao Rio Grande do Sul, esse cenário não será diferente. O evento que acontece paralelamente à Envase Brasil acontece de 24 a 27 de abril no Parque de Exposições em Bento Gonçalves – RS e irá reunir fornecedores de produtos e serviços para vinícolas, cervejarias, entre outros, incluindo empresas do segmento de embalagens. Aliás, esse é um setor que está apresentando expressivo crescimento entre os expositores da Embala – Feira Internacional de Embalagens e Processos, evento tradicional realizado ha 11 anos no nordeste que pela primeira vez se realizará no sul do país. “Com a realização da Embala Sul, estima-se o crescimento em torno de 30% na participação de expositores, entre equipamentos, produtos e acessórios voltados para o segmento de embalagens e afins”, comenta Luiz Fernando de Oliveira Pereira, diretor executivo da Embala Sul.

Segundo Pereira, o setor tem grande importância para o desenvolvimento de toda a cadeia, principalmente pelos investimentos realizados em inovação. “A inovação nas embalagens traz consigo melhores produtos com menor consumo de materiais e tempo de produção, o que colabora com o meio ambiente, trazendo benefícios a todos. Além disso, através da inovação, produtos antes obsoletos ou fora de linha, voltam ao mercado com vários benefícios que antes não eram proporcionados”, comenta. Ele ainda acrescenta que a modernização as embalagens vem proporcionando um fechamento melhor, uma conservação maior e um transporte mais seguro para os produtos. “Estas são algumas das soluções possíveis em razão de estudos na modernização das embalagens, que além de melhorar o aspecto estético contribuem na questão segurança e validade dos produtos. É cada vez mais comum produtos, por exemplo que tinham validade menor nas gôndolas terem maior shelf life (validade), dado as suas embalagens e ao processo de produção”, diz.

Até o momento, confirmaram presença na Embala Sul as seguintes empresas: Fit Pack, Embalando, Imaaj, Mirainox, ABC Tec, Moldes Brasil, Puma do Brasil, Beerkeg, Via Equipamentos, Toyo Soluções, Dimel, Videojet, CGP, Qualiterme, Tecnomoldes, Silgan White Cap, Brasilata, Grupo Rav, Aranha Indústria, Owens Illionis, entre outras.


Envase Brasil | Embala Sul

Data: de 24 a 27 de abril de 2018, das 14h às 21h
Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves – RS
Informações: (11) 5572 1221 ou (54) 3452 9136
queroexpor@newtrade.com.br

 

Vídeos do YouTube:

Confira nosso canal

Parceiros:

Parceiros de mídia:

Hotel Oficial:

Montadora:

Realização:

Estamos aguardando você na
Envase Brasil. Faltam ainda:

120

dias

20

horas

20

minutos

20

segundos

Venha para a Envase Brasil e
faça o seu negócio girar.