Notícias:

20

Julho

Produtores se reúnem em evento especial para valorizar os vinhos artesanais

No próximo sábado, dia 21 de julho, a festa de resgate à cultura dos antepassados, através da celebração em torno do vinho colonial ou artesanal, começa pelo Distrito de São Pedro. Depois, será a vez dos Distritos de Faria Lemos (04/08), Vale dos Vinhedos (01/09) e Tuiuty (28/09). O Festival é resultado do Projeto de Resgate e Valorização do Vinho Colonial, que começou em 2010, com a coordenação técnica da Emater-RS/Ascar, Embrapa Uva e Vinho e Campus de Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com o apoio de diversas instituições.

Segundo Maria de Lourdes Pancotte (Emater-RS/Ascar), uma das coordenadoras da atividade, as amostras dos vinhos são coletadas nas famílias que têm interesse em participar. “Os vinhos são avaliados por enólogos e somente os aprovados são servidos no Festival”, explica. A avaliação é acompanhada pelos produtores de cada comunidade. No final, de forma individual, cada um recebe uma avaliação dos vinhos que apresentou.

Para o Festival de São Pedro, o primeiro a acontecer neste ano, a seleção foi feita pelos enólogos Thompsson Didoné (Emater-RS/Ascar), Raul Ben e João Carlos Taffarel (Embrapa Uva e Vinho), na manhã do dia 10 de julho. Foram avaliados 31 vinhos das oito famílias participantes. Desses, 26 foram aprovados para serem servidos na noite do próximo sábado, dia 21.

Os participantes do Festival vão degustar vinhos, desde produtos com as tradicionais variedades Isabel e Bordô até vinhos elaborados com uvas viníferas, como Merlot e Cabernet, além de dois excelentes vinhos elaborados com a uva Peverella, variedade que quase foi extinta na Serra
A apresentação dos vinhos com a cultivar Peverella, dos produtores Luciano Strapazzon e Vanius Foresti, será um atrativo à parte, por ser uma das primeiras cultivares trazidas pelos imigrantes e quase desapareceu, mas, graças a alguns pequenos produtores, ainda pode ser encontrada.

Agenda dos festivais dos diferentes distritos:

21/07 - Salão Comunitário de São Pedro
04/08- Salão da Comunidade da Linha Paulina de Faria Lemos
01/09 - Salão da Comunidade 8 da Graciema – Vale dos Vinhedos
28/09- Salão Comunitário de São Valentim – Tuiuty

 

Vídeos do YouTube:

Confira nosso canal

Parceiros:

Parceiros de mídia:

Hotel Oficial:

Montadora:

Realização:

Estamos aguardando você na
Envase Brasil. Faltam ainda:

120

dias

20

horas

20

minutos

20

segundos

Venha para a Envase Brasil e
faça o seu negócio girar.