Notícias:

01

Agosto

Representatividade da Safra 2018 em 346 amostras de 49 vinícolas

A expectativa em torno da qualidade da Safra 2018 é grande. Tanto é que 49 vinícolas da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina inscreveram 346 amostras na 26ª Avaliação Nacional de Vinhos, a maior degustação de vinhos de uma safra do planeta. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento é único no gênero, evidenciando, muito além de marcas, o desempenho de cada safra, a pluralidade de castas e a performance da cada uma, contribuindo desta forma para a evolução do vinho brasileiro.
 
Com estes 346 vinhos, a Avaliação Nacional de Vinhos rompe a barreira das 6 mil amostras. Numa trajetória de 26 edições, o evento soma 6.203 amostras. “Muito mais do que quantidade, a Avaliação Nacional de Vinhos é a vitrine da qualidade e evolução da produção nacional. Não existe no mundo outro evento como este. Nossa bandeira vai muito além de marcas e carrega consigo o DNA de um país formado por muitos terroirs. A Avaliação representa toda esta diversidade”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.
 
Encerradas as inscrições, a Associação parte para a segunda etapa: a coleta de amostras. Este processo é feito por um funcionário da Embrapa e/ou membro da diretoria da ABE, que percorre o Brasil, passando por cada vinícola participante. As amostras são retiradas dos tanques, recipientes ou lotes de barricas. Para os vinhos já engarrafados, são solicitadas vistas do estoque para conferir se o volume condiz com as regras.
 
A terceira etapa envolverá cerca de 120 enólogos brasileiros, que participarão da Degustação de Seleção no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa Uva e Vinho, durante o mês de agosto. Às cegas, eles avaliarão cada amostra e o resultado somente será anunciado no dia 29 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, quando cerca de 900 apreciadores conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas, provando na taça a representatividade da Safra 2018. As inscrições para os apreciadores abrem somente no início de setembro.
 
Imagem: Jeferson Soldi

Vídeos do YouTube:

Confira nosso canal

Parceiros:

Parceiros de mídia:

Hotel Oficial:

Montadora:

Realização:

Estamos aguardando você na
Envase Brasil. Faltam ainda:

120

dias

20

horas

20

minutos

20

segundos

Venha para a Envase Brasil e
faça o seu negócio girar.