Brasileiros aumentam o consumo de bebidas funcionais durante a pandemia

O que mudou nos hábitos alimentares dos brasileiros que preservaram seu poder de compra durante a pandemia? Essa é uma das perguntas que a pesquisa Tetra Pak Index busca responder. Em sua 14ª edição, o levantamento anual realizado pela companhia mostra como a Covid-19 fez os consumidores repensarem a maneira como vivem, aumentando o consumo de alimentos que podem contribuir com sua saúde e bem-estar. 
 
Segundo os entrevistados no Brasil, uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos e se hidratar regularmente compõem o cardápio da boa saúde. E nesta tríade, alguns produtos têm assumido um papel relevante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico. 
 
Considerados saudáveis, fáceis de achar e capazes de oferecer diversos nutrientes, os produtos funcionais estão cada vez mais presentes nas casas brasileiras. De acordo com o levantamento, depois da Covid-19, 58% dos brasileiros passaram a consumir mais esse tipo de produto e 39% dizem que desejam aumentar o consumo no futuro, enquanto 57% irão manter o volume de compra atual. 
 
“Percebemos que os consumidores têm buscado mais alimentos e bebidas que atendam às suas necessidades emocionais e funcionais, desde o consumo de proteínas e vitaminas, até a ausência de ingredientes artificiais. Isso inclui alimentos de alto valor nutricional, que estimulam o sistema imunológico e ajudam a manter a energia no dia a dia”, afirma Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak. 
 
Ao escolher os produtos funcionais nas gôndolas — ou no site — os entrevistados preferem sucos (50%), produtos lácteos fermentados (37%) e bebidas lácteas com alto valor de proteína, vitaminas e/ou cálcio (31%). No Brasil, o consumo ocorre preferencialmente em casa (85%) e em espaços como academias, escolas e escritórios. A grande maioria dos entrevistados, 88%, compra esses artigos para consumo próprio. 
 

 

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