Foram três dias de avaliações, envolvendo mais de 40 especialistas de todo o país. E na noite desta sexta-feira (16), a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) divulgou os vencedores da Copa Cerveja Brasil, durante a programação da ExpoBrew, em Vitória (ES). Ao todo, 65 marcas foram reconhecidas, 99 medalhas distribuídas, em 70 estilos.
A eleita como microcervejaria do ano foi a Brew Center Cervejas Especiais, de Ipeúna (SP). Já a Cervejaria Mantrap, de Belo Horizonte (MG), foi premiada como a marca cigana (com produção terceirizada) do ano, mesmo reconhecimento que recebeu em 2018.
A Copa Cerveja Brasil avaliou mais de 700 amostras, de mais de 170 cervejarias. Dos 20 estados participantes, 14 levaram premiações. São Paulo foi o que somou o maior número de medalhas, com 22, seguido de Rio Grande do Sul (20), Santa Catarina (20), Minas Gerais (11), Distrito Federal (5), Rio de Janeiro (5), Espírito Santo (4), Ceará (3), Paraná (3), Paraíba (2), Alagoas (1), Goiás (1), Mato Grosso (1) e Sergipe (1).
As melhores da competição
A região Sul foi a que mais se destacou na Copa Cerveja Brasil. Na categoria Best of Show, que premia os três melhores rótulos de todo o concurso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina subiram ao pódio.
A cerveja Flip-Flops to Heaven (no estilo Contemporary-Style Gose), da Cervejaria Narcose, de Capão da Canoa (RS), ficou com o primeiro lugar. A Muscat Brett Saison (no estilo Specialty Saison), da Cervejaria Alem Bier, de Flores da Cunha (RS) conquistou o segundo lugar. Quem levou o terceiro foi a cerveja Bierbaum Eisbock (no estilo German-Style Eisbock), da Cervejaria Bierbaum, de Treze Tílias (SC).
Sobre o evento
A segunda edição da Copa Cerveja Brasil foi como um indicativo da consolidação do concurso e também da evolução do setor no país. Entre a quantidade de marcas inscritas, a competição teve um acréscimo de 64,9%, em comparação a 2018. Já na quantidade de amostras, o aumento foi de 27,11%.
O evento tem o intuito de ser itinerante. No ano passado, a Copa Cerveja Brasil aconteceu em Brasília (DF). Já neste ano, Vitória (ES) foi a cidade escolhida para abrigar o concurso. A terceira edição já está confirmada e o local será divulgado nas próximas semanas.
Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, comenta que a Copa Cerveja Brasil mostra o novo momento da cerveja artesanal no país. “Podemos perceber o crescimento geográfico do setor, com marcas premiadas em diferentes locais do país, mostrando que o movimenta está rompendo barreiras e chegando a novos lugares. Também é possível notar um aumento na qualidade das artesanais, visto que nesta edição tivemos mais medalhas distribuídas, para um número ainda maior de cervejarias, seguindo os mesmo rigor e critérios de avaliação de 2018”, diz.