Tecnologia inédita de válvulas pode aumentar a eficiência em empresas de envase de bebidas

A novidade está sendo apresentada pela Gemü, indústria alemã com unidade no Paraná, e pode ser usada em outras indústrias de alimentos

As indústrias que trabalham com bebidas e alimentos normalmente funcionam 24 horas por dia. Quando a peça de algum equipamento precisa ser trocada, toda a produção é paralisada até que se resolva o problema. No caso das válvulas, essenciais nos mais variados tipos de indústrias, essa parada na produção acontece, por exemplo, quando o diafragma precisa ser substituído. A Gemü, indústria de válvulas alemã, que tem uma unidade no Paraná, está trazendo para o Brasil uma tecnologia inédita que pode aumentar a vida útil dessas peças. 

Segundo Hans Paul Mösl, gerente geral de vendas da área farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia da empresa no Brasil, é a chamada tecnologia PD (plug diaphragm technology), uma válvula especial que garante uma vida útil 2 ou 3 vezes maior por conta do plug especial de teflon, quando utilizado com atuador pneumático e que pode ser ainda mais eficaz com o atuador elétrico.

“As válvulas com essa tecnologia podem ser usadas em empresas de bebidas e em indústrias de recheio de bolachas, ou de produtos que passam por processos de fermentação”, conta o gerente.

Ele explica que um equipamento em empresas como essas trabalha com ciclagens muito altas, ou seja, o abre e fecha das válvulas é constante e, por isso, uma válvula precisa aguentar muito para não dar problema e ter que parar toda a produção para trocar a peça.

“Graças à tecnologia PD, quando o plug é uma peça inteira, não é necessária nenhuma ferramenta especial. Basta desmontar e montar. Em menos de um minuto é possível fazer essa troca”, diz.

Esse cuidado com os equipamentos em uma indústria de envase é necessário, de acordo com Hans Mösl, porque o processo tem que ser muito preciso, uma vez que a lei não permite que a indústria entregue a menos para o cliente. Para evitar que isso aconteça, normalmente elas trabalham para ir um pouco mais de produto na embalagem.”Com as nossas válvulas é possível controlar melhor as quantidades e a indústria pode evitar prejuízos”, lembra.

Tecnologia estará em feira no Rio Grande do Sul

A Gemü vai apresentar essa nova tecnologia durante a Envase, feira de soluções para as indústrias de alimento e de bebidas, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de abril em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A expectativa, segundo Hans, é que essa nova tecnologia de válvulas seja muito bem aceita pelas empresas de bebidas e alimentos que vão visitar a feira.

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *