Nativa da região de Emiglia Romagna, na Itália, a uva Ancellotta ganhou espaço também nos vinhedos de outros locais da Europa, como no Sul da Suíça e da Espanha. Mas engana-se quem pensa que a cepa ficou confinada às fronteiras europeias. No Brasil, o clima da Serra Gaúcha foi o que acolheu suas parreiras e a qualidade já começa a ganhar os paladares dos apreciadores do vinho nacional.
Além da origem italiana, algumas características de sabor, cor e aroma deixam claro que a espécie tem tudo para se destacar na produção vinícola brasileira. Complexa e violácea, a uva traz acidez e aroma frutado, além de taninos maduros, particularidades que a fazem ser ideal na composição de blends de vinhos tintos e espumantes tintos italianos, os Lambruscos.
Em Flores da Cunha (RS), a vinícola Monte Reale apostou na Ancellotta para criar um rótulo exclusivo para a linha Valdemiz. Com aromas intensos e notas de frutas vermelhas, chocolate e um toque tostado, devido à maturação em barris de carvalho, o vinho está entre os mais requisitados da marca e levou o título de destaque de 2018 no prêmio Melhores Vinhos de Flores da Cunha (RS).
Segundo Eleida Mioranza, diretora da Monte Reale, a complexidade da uva é o grande diferencial deste rótulo. “A Ancellotta é muito saborosa, mas também muito difícil de trabalhar. Acredito que conseguimos extrair o que ela tem de melhor neste produto. O vinho traz um ótimo volume na boca, com uma elevada estrutura e corpo, os taninos são maduros e de excelente persistência gustativa”, afirma.
O Valdemiz Ancellotta harmoniza com carnes de caça e exóticas, além de queijos fortes. A graduação alcoólica é de 12,5%.
FEIRA
Envase Brasil/Embala Sul 2020
Participe da 14ª edição. De 31 de março a 3 de abril de 2020.
Das 14h às 21h no parque de Eventos em Bento Gonçalves – RS – Brasil.
Informações:
Contato RS (54) 3452.9136
Contato SP (11) 5572.1221
queroexpor@newtrade.com.br
www.envasebrasil.com.br