Uma etapa muito importante na produção de vinhos é o processo de “envelhecimento”, com o propósito de evoluir as percepções sensoriais da bebida, trazendo ou ressaltando aromas e trabalhando os taninos desse vinho. Existe um tipo de vinho no mercado que traz em si algumas características dos famosos bourbons americanos em sua composição por conta do seu processo de envelhecimento em barris que foram previamente usados para envelhecer bourbon whiskey (aqueles que têm 51% de milho em sua composição) e acabam proporcionando um vinho totalmente diferente e exclusivo.
O VENUS IN FURS , produzido pela Viña La Prometida, localizada no Vale do Maule, Chile, e importado para o Brasil pela MMV Importadora, é um exemplo dessa categoria de vinho. Composto por uvas 50% Cabernet Sauvignon e 50% Syrah, esse vinho passa por maceração pré-fermentativa de 25 dias a frio (de 4ºC a 10ºC) e fermentação com leveduras indígenas e metade das uvas com cacho inteiro.
Porém, o grande “segredo” está no processo de envelhecimento. Jonas Martins, sommelier e gerente comercial da importadora, explica que, na produção desse rótulo, a bebida passa por dois processos de envelhecimento em barril.
“Em um primeiro momento, o VENUS IN FURS fica por 14 meses em barril de carvalho francês de segundo uso e, depois, quatro meses em barril de Kentucky Straight Bourbon Whiskey, da destilaria Woodford, para finalizar o processo de envelhecimento”, explica Martins.