Notícias:

13

Setembro

13 de setembro é o Dia da Cachaça

A cachaça é uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro, faz parte da história do país e está presente em quase todos os estabelecimentos.

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a aguardente gera um lucro de US$ 15,61 milhões anualmente e existem mais de mil produtores no país. Não à toa, regiões como Ouro Preto (MG), Atibaia (SP) e Paraty (RJ) se destacam na fabricação do “goró”. Por lá, desbravar a água que passarinho não bebe garante uma ressaca de cultura. Afinal, é possível acompanhar todo o processo de fabricação da bebida.

A data é uma iniciativa do Ibrac, de 2009. O dia 13 de setembro foi quando a cachaça foi oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 1661. Por isso, o Dia Nacional da Cachaça busca o reconhecimento e a valorização da bebida como produto típico e símbolo nacional.

A legalização só foi possível após uma revolta popular (Revolta da Cachaça), no Rio de Janeiro. O movimento era contra as imposições da Coroa Portuguesa, que pretendia substituir a bebida pela aguardente típica de Portugal.


Com informações do site Metrópoles 

Vídeos do YouTube:

Confira nosso canal

Parceiros:

Parceiros de mídia:

Hotel Oficial:

Montadora:

Realização: