A Envase Brasil está sediada em um dos estados de maior destaque nos segmentos de alimentos e bebidas

Muito mais do que ser uma feira, a Envase Brasil pensa de forma estratégica. Isso representa que estar sediada no Rio Grande do Sul torna a feira um grande centro para empresas demonstrarem todo seu potencial no setor de alimentos, bebidas e envase.

Além disso, outro destaque é ser realizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, um dos grandes polos produtores de suco de uva e vinho. A região concentra pelo menos 70 das grandes empresas produtoras de máquinas e equipamentos para a indústria de alimentos e bebidas, das mais de duas mil que estão espalhadas por todo o Rio Grande do Sul.

Isso representa que novidades, tecnologias e inovações para o setor marcarão presença na Envase 2024, que acontece de 23 a 25 de abril, no Parque de Exposições de Bento Gonçalves.

Por que o Rio Grande do Sul é uma das grandes potências nesse setor?

Não é de hoje que o estado do sul do Brasil é um dos grandes protagonistas na produção de alimentos e bebidas. Porém, em alguns setores, o destaque na produção está sendo ainda mais forte. Um ótimo exemplo disso é na produção de azeite de oliva. O Rio Grande do Sul, em 2022, já era um dos maiores produtores do Brasil, ultrapassando os 448 mil litros de produção de azeite de oliva.

Agora, em 2023, os dados surpreendem ainda mais. De acordo com os dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), o estado ultrapassou o recorde de 2022 e produz cerca de 580.228 litros do azeite, mantendo assim, o estado como maior produtor do Brasil.

Além disso, isso impacta também nas empresas e na possibilidade de abertura de novos negócios, onde, atualmente, mais de 340 produtores plantam em mais de 6.200 hectares de terra do estado, somando em 22 fábricas produtoras e mais de 93 marcas gaúchas. Isso representa um aumento de 29% em fábricas que produzem o azeite e cerca de 32% em novas marcas.

Potência, também, na produção de cervejas artesanais

Além do azeite de oliva, a cerveja artesanal também entra como grande protagonista no estado. Atualmente o Rio Grande do Sul é o segundo estado do país que mais produz a bebida.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), no estado, atualmente, existem mais de 285 microcervejarias espalhadas por 126 municípios do RS e, além desses dados, estima-se que existam mais de 300 cervejarias ciganas pelo estado. Para lembrar, cervejarias ciganas são aquelas que não possuem fábrica própria e, por isso, terceirizam a produção.

Uva e vinho dão exclusividade de produção para o RS

Certamente você já ouviu que o Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva e vinho do Brasil e, de fato, essa informação é verídica. Segundo dados da Seapi – Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – o estado concentra mais de 15 mil famílias produtoras em cerca de 549 hectares de terra, resultando em um total de 539 vinícolas em atividade no RS.

Ainda de acordo com dados do Seapi e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para a safra 23/24, a meta de produção é de 719 mil toneladas de uva.

Bento Gonçalves concentra grande potencial de envase

Além de ser conhecida como capital da uva e do vinho, a cidade, como falado anteriormente, reúne 70 das cerca de duas mil fábricas produtoras de máquinas para alimentos e bebidas.

Isso representa um grande potencial de investimentos cada vez maiores no setor, uma vez que o processo de envase de vinhos e afins, exige qualidade e tecnologias cada vez mais eficientes.

É por isso que a maior feira de envase do Brasil, a Envase 2024, acontecerá na cidade, sob gestão do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). O credenciamento é gratuito para você poder participar dessa experiência e estar no centro dos negócios.

Qualquer dúvida sobre as inscrições ou sobre o evento, entre em contato com a Envase Brasil.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *