Entidade apoiou a realização de programação de conteúdo da feira, como o Meeting Wine Experience
Importante elo na cadeia da uva e do vinho ao apresentar máquinas e equipamentos para vinícolas, a Envase Brasil solidificou relevantes parcerias na feira encerrada na última quinta-feira, dia 25 de abril, em Bento Gonçalves. Uma delas foi com o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, o Consevitis-RS, representante do setor vitivinícola gaúcho.
O órgão e o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), que pela primeira vez realizou a feira sob sua gestão, já mantinham uma consolidada aproximação, mas a Envase ampliou ainda mais as afinidades entre as instituições. “Tanto o CIC-BG quanto o Consevitis estão preocupados em fomentar o progresso em suas áreas de atuação. E a Envase nos permitiu selar uma forte cooperação com o Consevitis para debater o vinho com um olhar de mercado e consumo, de inovação e de turismo”, ressalta o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.
Para o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, a parceria ganhou impulso com a feira por sua aproximação com o setor vitivinícola do Estado. “Estar próximo de feiras é fomentar o desenvolvimento. Feiras são uma excelente oportunidade para conhecer novidades, gerar novas perspectivas de negócios, manter atuais parceiros, fortalecer relacionamentos e realizar networking”, avalia Luciano.
O Consevitis-RS apoiou a realização na Envase do Meeting Wine Experience, programação paralela com quatro palestras ocorridas no dia de abertura do evento, em 23 de abril. O encontro reuniu o especialista em agroturismo, o italiano Fausto Faggioli; os jornalistas Gabriella Bordasch e Luciano Potter, que compartilharam momentos ligados à inovação; e o consultor em Marketing Marcello Beltrand, que apresentou um estudo encomendado pelo Consevitis a respeito de mercado e consumo de vinhos no Brasil. “Dentre os objetivos da entidade está o desenvolvimento técnico-científico, e apoiar iniciativas como essa, que disseminam informações relevantes, promovem educação e compartilham saberes, são primordiais para potencializar o futuro do setor”, analisa a gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel.
As ações do Consevitis-RS envolvem produtores, indústrias, cooperativas, comerciantes e consumidores. Atualmente, estão em curso pela entidade quase 30 projetos espalhados por áreas como agrícola, produtiva, de promoção, técnico, organizacional e institucional, entre outras. Dentre os destaques, diz Cristina, estão as campanhas de promoção do setor e de estímulo ao consumo de bebidas provenientes da uva. “Em 2024, teremos campanhas com foco no novo consumidor e no consumidor experiente do vinho. Já o suco de uva ganhará uma campanha específica direcionada às famílias e às pessoas que buscam estilo de vida saudável”, revela Cristina.
A Envase Brasil ocorreu no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, entre os dias 23 e 25 de abril, reunindo mais de 120 fabricantes de máquinas, equipamentos, insumos e embalagens para a indústria de bebidas e de alimentos.