Evento Meeting Beer também contou com a premiação da 2ª Copa Sul-Americana de Cerveja
Com desafios como carga tributária e falta de mão de obra qualificada e oportunidades como eventos e cultivo de lúpulo, as microcervejarias foram o foco do Meeting Beer Experience, uma das atrações do último dia da Envase Brasil, nesta quinta-feira.
A feira em Bento Gonçalves, voltada à indústria de alimentos e bebidas, reuniu em sua programação paralela especialistas para abordar panoramas e perspectivas de um mercado que, entre 2012 e 2022, cresceu 1000%. “O número no Ministério da Agricultura passou de 157 para 1.729”, disse Cláudio Czarnobai, diretor de Novos Negócios para a América Latina da NielsenIQ, líder global em inteligência sobre o consumidor. Um dos convidados do meeting, ele disse que o mercado para as cervejas artesanais puras está avançando. “O segmento artesanal das grandes indústrias é dominante, mas as puras artesanais já chegam a 20%”, destacou.
Com cada um dos Estados da Região Sul respondendo por 1/3 do segmento das artesanais, as cervejarias independentes geram mais emprego por litro produzido que as grandes, destacou João Lucas Giovanella. Segundo o presidente da Câmara Setorial da Cerveja do RS, apenas no Rio Grande do Sul, o segundo com o maior número de fábricas no país, são 2.322 empregos diretos. “Para cara emprego em uma cervejaria, são gerados 34 novos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva”, ressaltou.
Uma das questões que preocupam o setor, no entanto, é a carga tributária, que responde por quase 50% do preço final do produto. A mudança prevista com a reforma tributária deve trazer mais um imposto para as bebidas alcoólicas, que serão alvo do imposto seletivo, ou “imposto do pecado”. O imposto incidirá sobre bens serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. , das atuais duas para cinco, que melro traduzem e recepcionem as microcervejarias para este novo sistema de tributa~çao que estpá sendo criado com a reforma”, disse no evento o assessor jurídico da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Marcos Moraes.
Copa Sul-Americana de Cerveja
A Envase Brasil foi palco, neste ano, para a segunda edição da Copa Sul-Americana de Cerveja, cujos vencedores foram anunciados no início da noite desta quinta-feira. O concurso recebeu 957 amostras vindas de 16 Estados brasileiros, além da Argentina, do Chile e do Uruguai.
Ao todo, 104 medalhas foram distribuídas. Os principais prêmios ficaram com as cervejarias Königs Bier, campeã da categoria Best of Show, e Única, vencedora da categoria Melhor Cervejaria. A premiação é produzida pela Scalco Produções e idealizada pela Revista da Cerveja.