Bebidas sem álcool: vale a pena apostar nessa tendência?

Bebida gaseificada não alcoólica com rodela de laranja.

Nas festas, bares, e encontros entre amigos está cada vez mais comum encontrar pessoas que escolhem não beber nada alcoólico. Proporcionando um sabor autêntico, menos calorias e evitando a famosa ressaca do dia seguinte, as bebidas não alcoólicas vêm se tornando uma opção cada vez mais popular nas confraternizações.

Para que você entenda mais sobre essa tendência de mercado e esteja preparado para as inovações do setor, preparamos esse conteúdo completo sobre o assunto. Confira!

O que são as bebidas não alcoólicas?

A legislação brasileira determina que, para ser considerada não alcoólica, uma bebida deve ter, no máximo, 0,5% de álcool em volume, a 20 ºC. Dessa forma, enquadram-se como não alcoólicos os refrigerantes, águas saborizadas, energéticos, chás, sucos e outros.

Graças a essa ampla variedade de opções, o mercado está se expandindo continuamente, sobretudo o segmento de bebidas saudáveis que se destacam por se enquadrar dentro do campo de preferência de diversos públicos.

Como está o setor de bebidas não alcoólicas?

Ao mesmo tempo que o mercado apresenta um crescimento de quase 4% nas agroindústrias voltadas ao segmento, no Brasil o acesso às bebidas não alcoólicas de marcas consagradas ainda é limitado, significando um desafio para os consumidores e uma excelente oportunidade para aqueles que querem inovar e se destacar.

Ainda cabe destaque à informação de que a alta do mercado não começou agora: já em 2021, durante a Pandemia, era possível de notar dados como o crescimento de 6% nas cervejas zero álcool, por exemplo!

As principais tendências em bebidas não alcoólicas

Não ser pego de surpresa pelos novos hábitos de consumo é mais do que um desafio: é uma necessidade! Por isso, separamos quatro novidades que você precisa conhecer no mercado de bebidas não alcoólicas!

Mocktails

misturando diversos sabores e focando na experiência ao invés do teor alcoólico, os mocktail crescem sua popularidade entre os jovens e o público fitness, que buscam manter a elegância dos coquetéis, sem enfrentar os efeitos negativos do álcool.

Refrescos

Água saborizada envasada em garrafas de vidro ou latas também estão em alta. Além de remeter aos drinks alcoólicos, essas opções se destacam pelos nutrientes e demais benefícios à saúde do consumidor.

Cerveja sem Álcool

Essa tendência veio pra ficar! Pioneira na introdução das bebidas não alcoólicas, teve um aumento significativo nas buscas, que cresceram em 60% no Brasil. O impacto, já está sendo sentido no comércio, e essa é uma grande oportunidade de inovação!

Drinks sem Álcool

Se o verão pede por sabores tropicais e combina com drinks como piña colada e caipirinha, as bebidas não alcoólicas também têm seu lugar! O abacaxi, por exemplo, está se destacando cada vez mais, tanto nas buscas online quanto em restaurantes e bares.

O mercado evolui, esteja um passo à frente!

Estar atualizado é uma exigência para quem planeja crescer no setor de bebidas. As bebidas sem álcool estão ganhando cada vez mais espaço, e mudanças como a nova rotulagem de alimentos contribuem para inovações em um mercado que conta com consumidores cada vez mais conscientes.

Por isso mesmo, você deve prestar atenção na Envase, a mais tradicional feira do setor, que há 15 edições se destaca em toda a América Latina, abrindo espaço para se atualizar, fazer networking e fechar negócios.

Participe da próxima edição em 2026 e siga acompanhando nosso blog!

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *