Com cinco anos de história, a Alem Bier já chegou no lugar mais alto do pódio no mercado brasileiro de cervejas: foi eleita a Cervejaria do Ano no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2022, realizado em março em Blumenau (SC). Entre as 537 fábricas da bebida, que inscreveram mais de 3635 rótulos, a marca ficou com o maior número de medalhas: dez, sendo quatro de ouro.
Fundada em 2017, a Alem Bier fica em Flores da Cunha (RS), uma região conhecida pela vitivinicultura e pela qualidade na produção de vinhos. Esta história, aliás, tem tudo a ver com a cervejaria, que fica dentro de uma vinícola fundada em 1973.
Carlo Mioranza, neto do fundador da Vinícola Monte Reale, é o sommelier de cervejas responsável pela Alem Bier. Feliz com o resultado do Concurso Brasileiro de Cervejas, ele ressalta o DNA da marca, que conecta os saberes sobre vinhos e cervejas. “A marca nasceu para promover um diálogo entre esses dois mundos, que podem parecer distantes e estamos provando que são muito complementares. Sensorialmente, esse sempre foi o nosso grande desafio e maior realização”, afirma.
Ainda no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2022, a marca conquistou os três lugares no pódio em um estilo: Wild Bier. A Moscato Giallo Grape Ale ficou com o ouro, a Merlot Grape Ale levou a prata e a Wild Ancellotta 2020 Harvest foi bronze. As três levam uvas produzidas pela Vinícola Monte Reale.
As cervejas são maturadas em barris que maturaram vinhos em uma cave com cinco metros de profundidade. A Cave del Mis foi criada para maturação dos vinhos finos das linhas Valdemiz e Sospirolo e, desde 2017, também é o local onde são concebidas e maturadas as cervejas das séries Barrel Selection e Italian Grape Ale da Alem Bier.
Todas as premiadas no CBC 2022
As cervejas em que a Alem Bier conquistou a medalha de ouro são: Muscat Brett Saison (estilo Specialty Saison), Pinot Noir Grape Ale 2019 Harvest (estilo Brett Beer), Angelina Noir – Colaborativa com Balbúrdia Cervejeira
Foto: Daniel Zimmermann