O ano era 1978. A família Dal Pizzol comemorava o centenário da chegada do avô Martino ao Brasil. A Vinícola Monte Lemos, mais conhecida como Dal Pizzol, lançava seu primeiro vinho: o Cabernet Franc, que nessas quatro décadas carregou a marca ‘Do Lugar’ fazendo história. A reserva da família se tornou o que hoje é considerado o vinho mais emblemático da vinícola e que agora ganha o status da marca Dal Pizzol.
“O Cabernet Franc marca o nascimento da Dal Pizzol. Hoje, este vinho traz uma conotação que simboliza toda história da vinícola e que merece este destaque. Ele é sinônimo de Dal Pizzol”, ressalta Antônio Dal Pizzol, sócio-diretor da empresa. Além de ter sido o primeiro vinho elaborado e comercializado pela empresa, O Cabernet Franc sempre foi muito importante para a linha de produtos e em muitas vezes a imagem da empresa. “Nada mais justo que darmos a este vinho seu merecido posto”, assegura.
Para Rinaldo Dal Pizzol, também sócio-diretor da vinícola, o Cabernet Franc faz parte da história da Dal Pizzol. “Antes de elaborar o vinho, já cultivávamos a uva Cabernet Franc. Nossa família tem uma íntima relação com a variedade. Começamos com a uva e naturalmente seguimos com o vinho”, salienta. ‘Do Lugar’ foi a primeira marca de vinhos da vinícola, que lançou a linha ‘Dal Pizzol’ somente em 1982.
Enólogo da Dal Pizzol há 25 anos, Dirceu Scottá acompanhou grande parte dessa relação de amor ao vinho com que a Dal Pizzol construiu sua trajetória. “Sempre acreditamos no potencial desta variedade, aqui no Brasil. Versátil, resistente, de boa produtividade e qualidade excelente, originam vinhos diferenciados”, destaca. Scottá explica que com o passar dos anos, os vinhedos foram sendo recuperados, novos clones foram implantados. “Buscamos a melhor região para cultivar com o melhor terroir. Assim, o vinho ganhou e muito, recebendo diversas premiações e o prestígio do mercado. Compor a linha Dal Pizzol é o merecido reconhecimento”, garante.
São 13 gerações dedicadas à uva e ao vinho, seis delas no Brasil. A Dal Pizzol traz consigo uma tradição na vitivinicultura que remonta o Século XIX (1878), quando os primeiros imigrantes da família chegaram ao Brasil. Sua história expressa um talento natural e cheio de experiências, sabedoria e sensibilidade, que lhe permitiu alcançar a qualidade dos vinhos que elabora, através do amor no cultivo de castas nobres, do trato cuidadoso na arte do vinho e de um atendimento personalizado a todos que se relacionam com a Dal Pizzol. A vinícola carrega consigo a força de uma família que traz em sua bagagem a vocação na elaboração de vinhos, aptidão hoje liderada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol.
O vinho
Safra 2015
Graduação alcoólica: 13% vol.
Acidez total: 70 Meq
Açúcar residual: 3,0 g/L
Foram elaborados 20.000 litros deste vinho.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.