A venda de bebidas alcoólicas fora de casa tem sido um grande negócio para as empresas do segmento. Nos 12 meses terminados em setembro de 2018, 18 milhões de brasileiros consumiram o produto fora do lar, gastando em média R$ 40 por ocasião. Tanta movimentação gerou R$ 8,5 bilhões no período analisado. As informações foram apuradas pelo painel Out of Home da Kantar Worldpanel.
De acordo com George Moore, gerente da Kantar Worldpanel e um dos responsáveis pelo estudo, a cerveja segue como o produto mais buscado, com 82% de participação, seguido pelos destilados, com 15%, e vinhos, que aparecem com 3%. “O sucesso da cerveja pode ser atribuído à frequência com que ela é escolhida, já que o consumidor médio opta pela bebida quase uma vez por mês, em 11 ocasiões por ano”, afirma. Vinho e destilados apresentam frequência, respectivamente, de 2,5 e 4 vezes em 12 meses.
“O vinho, que tem como principais motivações de consumo o sabor e o prazer que proporciona, tem a oportunidade de aumentar o número de vezes que é escolhido pelo consumidor”, analisa Moore, que completa: “Os fabricantes precisam entender a dinâmica de cada canal, identificando quais os principais para ganhar participação, além de compreender quando as pessoas visitam os canais e por quais razões o fazem. Entender o motivo do consumo da bebida alcoólica também é importante”.
Na análise de canais, bares e restaurantes estão no topo dos que mais vendem cerveja no país.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.