Elaborado no Vale dos Vinhedos, única região do Brasil com Denominação de Origem, o vinho Gioia Merlot D.O.VV 2018, da Vinícola Aurora, fez sua estreia no Città del Vino e já arrebatou a medalha de Ouro no concurso italiano. Nesta edição, foram avaliadas 1,3 mil amostras, de oito países. O certame é um dos mais tradicionais do mundo.
Além da premiação no Città del Vino, desde seu lançamento em 2021, o tinto exibe em seu histórico o Ouro Duplo no argentino Internacional de Vinhos e Bebidas Espirituosas Vinus e o Ouro no canadense Sélections Mondiales des Vins. Com a nova distinção, a Vinícola Aurora alcança 809 premiações nacionais e internacionais, sendo 48 apenas neste ano.
Com garrafas numeradas e limitadas, o Gioia Merlot D.O. Vale dos Vinhedos faz parte da linha homônima, que traz no nome o significado da palavra alegria, em italiano. Além do vinho tinto, a marca conta com o espumante Gioia Sur Lie Nature Indicação de Procedência Pinto Bandeira 2016 no portfólio. Os produtos buscam a expressão máxima do terroir de cada local, elaborados exclusivamente em regiões brasileiras demarcadas com Indicações Geográficas.
O Gioia Merlot é o primeiro vinho nobre da Aurora, com 15% de teor alcoólico e 12 meses de passagem em barrica de carvalho francês. No aroma, é marcado por frutas como a cereja, além de notas como caramelo, cacau, café e baunilha.
De cor vermelha rubi intensa com traços violáceos, apresenta no olfato alta intensidade aromática, com expressivo caráter varietal da Merlot. Possui boa estrutura e taninos elegantes e aveludados.
Pelo ótimo equilíbrio entre o seu aspecto olfativo e gustativo, o Gioia Merlot D.O. Vale dos Vinhedos harmoniza com risoto ao funghi, farfalle ao molho de gorgonzola, queijos de massa dura e picanha grelhada.
foto: Eduardo Benini