Cinquenta experts do mundo do vinho estarão reunidos em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para degustar centenas de amostras de 18 países da América, Ásia, África, Europa e Oceania durante o 9º Concurso Internacional de Vinhos – Brazil Wine Challenge (BWC). São enólogos, sommeliers e jornalistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Itália, Portugal e Uruguai que terão a missão de avaliar vinhos e espumantes de todos os continentes no período de 5 a 8 de junho, no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola – hotel oficial do evento.
Organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o concurso chega a sua 9ª edição com o maior número de países de sua história. Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), maior e mais importante instituição do vinho do mundo, e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o BWC desponta como um dos mais respeitados concursos internacionais de vinhos das Américas. Diante desse reconhecimento, a OIV estará representada pela sua vice-presidente, Cláudia Quini, uma das principais personalidades do mundo do vinho da atualidade. Outro grande conhecedor no assunto confirmado para o júri é o consultor e estudioso Carlos Cabral. Autor de diversos livros sobre vinho, Cabral fundou a primeira confraria de vinhos do país, a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV).
As degustações serão realizadas no Centro de Eventos do SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola na parte da manhã, seguindo normas internacionais. O concurso conta com um sistema de avaliação totalmente informatizado, que garante maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresenta excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo.