A Nadir Figueiredo, líder em utensílios domésticos em vidro no país, e a Abividro, associação brasileira que reúne as indústrias automáticas de vidro, acabam de firmar uma parceria com o Centro Paula Souza para a implantação de um curso técnico inédito no Brasil, o de Produção de Vidros, na unidade Etec Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes.
A produção de vidro cresceu significantemente nos últimos anos no Brasil, que tem atualmente capacidade instalada de 12.000 toneladas/dia, em seus variados segmentos: vidro plano, consumido principalmente pelos setores da construção civil e automotivo; vidro oco, usado em embalagens e utensílios domésticos; e vidros especiais ou técnicos, composto por lâmpadas, vidros para laboratório, para ampolas, para garrafas térmicas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos.
A crescente dificuldade da indústria vidreira em encontrar mão de obra qualificada levou a Abividro a procurar indústrias do setor para financiarem cursos que terão como objetivo apresentar os diferentes processos de produção de vidro, introduzir alunos nas formas de utilização dos equipamentos, ensinar procedimentos de manutenção e reparos, selecionar metodologias de controle e execução na produção de vidro e a aplicar novas tecnologias nos processos produtivos na indústria vidreira.
Estudos do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CerTEV), ligado à Fapesp, realizados em conjunto com pesquisadores da UFSCar, USP – São Carlos e Unesp de Araraquara, foram a base para a identificação do problema da falta de mão de obra qualificada e essenciais na estruturação do conteúdo do curso. Pesou na decisão de definir a Etec Presidente Vargas de Mogi das Cruzes para abrigar o curso sua infraestrutura; outros cursos e laboratórios complementares, como química e mecânica, e sua localização. Estrategicamente situada numa área de fácil acesso, está próxima de grande parte das vidrarias do Estado de São Paulo. A Grande São Paulo e Vale do Paraíba são responsáveis por 40% de toda a produção de vidro brasileira.
O curso, com 18 meses de duração, terá início em 2018. A turma será de 40 alunos.
A Nadir Figueiredo vai investir na infraestrutura e equipamentos de laboratório para o Curso Técnico em Produção de Vidro, contribuirá para o desenvolvimento de conteúdo programático e promoverá a integração escola-indústria com periódicas visitas orientadas de alunos e professores à fábrica. Os alunos terão possibilidade de estágio supervisionado e contratação na empresa após a conclusão do curso.
Curso Técnico em Produção de Vidro – Etec Presidente Vargas
Endereço: R. Adriano Francisco Salgado, 30 – Vl. Sud Menucci, Mogi das Cruzes – SP, 08715-130
Telefone: (11) 4799-1511