A marca responsável por dar início à história do espumante brasileiro cruza seu centenário erguendo um brinde verde-amarelo. A Vinícola Peterlongo, de Garibaldi, na Serra Gaúcha, comemora a conquista do Top Ten Expovinis 2017 na categoria Espumantes Nacionais com o Peterlongo Champagne Nature.
O Peterlongo Espumante Nature desbancou nove amostras brasileiras numa degustação às cegas. O concurso é um dos mais aguardados no país, revelando na taça o que há de melhor na atualidade. Capitaneado pelo especialista Jorge Lucki, único membro brasileiro da tradicional Acadèmie Internationale du Vin, o júri contou, ainda, com 10 experts, entre jornalistas especializados, sommeliers, enólogo e chef. Para o sócio-diretor Luiz Carlos Sella, este reconhecimento expressa a nova fase vivida pela Peterlongo. “Respeitando a história da Peterlongo, retomamos pesados investimentos no reposicionamento da marca e os resultados aparecem na taça. É só degustar. Saúde ao espumante brasileiro”, comemora.
A Peterlongo aproveita a maior feira de vinhos da América Latina, que segue até 8 de junho, em São Paulo, para colocar na vitrine 24 de seus produtos. A grande presença é de espumantes, com 13 rótulos. O restante é dividido entre vinhos tranquilos, suco de uva, frisante e espumante sem álcool.
A empresa, que encerrou 2016 como a segunda vinícola brasileira que mais exportou no período, quer ampliar sua participação no mercado interno. Para isso, aposta na variedade de produtos e num amplo trabalho de reposicionamento que iniciou ainda em 2015, ano de seu centenário. De lá para cá, grandes investimentos vêm sendo feitos, desde o cultivo das videiras até a roupagem dos produtos. No âmbito técnico, a Peterlongo conta, desde o ano passado, com a experiência do enólogo francês, Pascal Marty, que companha de perto cada transformação. O winemaker da Peterlongo é reconhecido no universo do vinho por ter implantado projetos de vinhos ícones no mundo como o Opus One e o Almaviva. Marty é o winemaker da Peterlongo desde o ano passado, numa parceria firmada para 10 anos.
Muitas dessas mudanças estão sendo degustadas na taça durante a feira. Entre as novidades, os novos vinhos Terras e Armando, que foram totalmente reformulados, por dentro e por fora. O Terras é a marca de vinhos da Peterlongo dirigida a supermercados e o Armando é o vinho de entrada da vinícola em casas especializadas. Mas a notícia mais fresquinha é a nova linha de espumantes Presence, agora com cinco rótulos: Brut, Brut Rosé, Demi Sec, Moscatel e Moscatel Rosé. Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer espumantes das linhas Elegance, 660ml e o Prosecco, assim como o Frisante Branco, o Must – espumante sem álcool, além do suco de uva.
O júri
Mario Telles Jr – ex-presidente e atualmente diretor da ABS-SP
José Maria Santana – editor do site Brasil Vinhos
Jorge Carrara – colunista da revista Prazeres da Mesa
José Luiz Pagliari – diretor técnico da SBAV-SP
Ricardo Farias – presidente da ABS-RJ
Márcio Oliveira – SBAV-MG e editor do boletim Vinotícias
Celito Guerra – enólogo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho – RS
Tiago Locatelli – chef sommelier do restaurante Varanda Grill
Marcelo Copello – curador do Rio Wine and Food Festival e editor do site www.marcelocopello.com
Marcel Miwa – editor de vinhos da revista Prazeres da Mesa
O produto
O vinho base é fermentado em tanques de aço inoxidável com leveduras selecionadas e controle de temperatura. O assemblage é elaborado com proporções harmônicas dos vinhos Chardonnay e Pinot Noir, buscando o melhor equilíbrio entre as duas variedades. A tomada de espuma, dentro da própria garrafa (Método Champenoise ou Tradicional), é realizada em ambiente com temperatura controlada naturalmente em cave subterrânea, onde o champagne matura por 24 meses, antes de ser comercializado.
Apresenta aspecto visual rico, de coloração amarelo palha com reflexos dourados e perlage fino, elegante e intenso. Aromas vivos e intensos de pão torrado, manteiga com boa complexidade e evolução, derivados do longo tempo de maturação. Paladar balanceado e boa cremosidade. Mantém o equilíbrio entre acidez e álcool. Retrogosto amplo e intenso.
O Peterlongo Champagne Nature vem conquistando prêmios mundo afora. Entre as mais recentes estão as Medalhas de Ouro conquistadas na Argentina no Vinus 2016 e no La Mujer Elige 2016, além da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi.
Imagem: Carlos Ben
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.