A Cooperativa Vinícola Garibaldi conseguiu regularizar os seus estoques de vinhos, sucos e espumantes após a forte safra de uvas do ano, que superou as expectativas dos produtores.
De acordo com a empresa, ao todo foram recebidos 30,8 milhões de quilos de uva neste ano, enquanto em 2020, o total ficou 20,1 milhões de quilos.
Para o gerente de assistência técnica da Cooperativa, Evandro Bosa, um dos motivos para essa alta foram as condições favoráveis para a boa produtividade.
“Ocorreu um período de dormência dos parreirais com bastante horas de frio, e elas conseguiram acumular bastante reservas, seguido por uma brotação uniforme e floração com pouca chuva, permitindo boa frutificação. Ao final do ciclo as chuvas foram regulares e bem distribuídas”, afirmou.
Na visão deles, por conta da demanda elevada com a pandemia no ano passado, com o acréscimo de 35% na venda de vinho fino e de 14% na de espumante, essa reserva precisa agora ser reorganizada.
Além da quantidade superior, a empresa afirmou que a qualidade também foi um dos destaques da safra.
“Os vinhos bases para espumantes estão muito bons, em alguns casos com até mais intensidade e frescor do que os da safra histórica do ano passado, então para as uvas mais precoces como Chardonnay, Pinot Noir, Prosecco, Trebbiano e Malvasia, tivemos uma condição muito boa, o que leva a crer que teremos grandes espumantes e vinhos brancos para 2021”, analisa Ricardo Morari, enólogo chefe da vinícola.
Assim, a recomposição dos estoques deve corroborar até a safra de 2022.
Fonte: MoneyTimes