Um dos mais importantes e prestigiados prêmios sobre a qualidade de alimentos e bebidas, o Monde Selection, realizado na Bélgica, premiou o sake Guinjo, da linha premium da Azuma Kirin nesta edição de 2020.
Único representante brasileiro a receber a medalha de ouro, concedida apenas a produtos que tiveram nota entre 80 e 89, o Azuma Kirin Guinjo é um sake brilhante e quase incolor, produzido com os arroz importado do Uruguai, de semente Akitakomati e que após a fermentação se transforma em uma bebida aromática com notas frutadas. De frescor elevado, o Guinjo é feito com adição de álcool etílico e arroz com Seimaibuai (grau de polimento do arroz) de 60%, resultando em um saquê ideal para ser servido gelado ou em temperatura ambiente, harmonizando com sushis, sashimis, peixes assados e frutos do mar, ou para ser degustado puro.
O Monde Selection analisa as bebidas que participam do concurso em quatro critérios, embalagem, aspecto visual, aroma e gosto, onde o Azuma Kirin Guinjo se destacou. Quanto ao sabor, a bebida foi analisada como suave, poderosa e rápida, sendo que os jurados chamaram a atenção para o equilíbrio entre alguns fatores, frutado, maltado e acabamento adocicado não tão complexo.
Recentemente, as marcas Azuma e Azuma Kirin passaram a fazer parte da Kikkoman do Brasil, uma das empresas alimentícias mais tradicionais do Japão e do mundo.