Três cachaças mineiras entram no ranking de concurso de destilados

O Ranking Cúpula da Cachaça divulgou recentemente quais foram as 250 cachaças mais queridas do Brasil segundo 48.612 pessoas que participaram da votação popular com duração de dois meses. O número de participantes da quinta edição do concurso superou o recorde da terceira edição, que teve 43 mil votantes. Mais de 800 rótulos de 17 unidades da Federação foram indicados.

Entre os destaques no ranking está o sommelier de cachaça e criador da Cachaçaria Nacional, Rafael Araújo que decidiu lançar a sua própria cachaça. Batizada de Rafael Araújo, em seu ano de estreia, ela já entrou para ranking do concurso. Disponível no site de sua loja, a bebida custa R$237,00.Ela foi armazenada por quatro anos em barris de Carvalho Americano de primeiro uso e com uma graduação alcóolica de 40%.

“É muito gratificante ver que uma bebida produzida com tanta dedicação e esforço conseguiu entrar no ranking logo em seu primeiro ano no mercado, então estamos muito orgulhosos dessa conquista e esperamos conseguir avançar para as outras etapas do concurso”, afirma Araújo. Além da cachaça Rafael Araújo, outras duas marcas próprias da Cachaçaria Nacional entraram na competição: a Cachaça do Chefe e a Legítima de Minas Três Madeiras.

A Cachaça do Chefe é bem complexa e possui nuances de castanhas, café e notas de especiarias. A bebida inclusive já ganhou medalha de ouro na ExpoCachaça 2020 e medalha de mérito sensorial no mesmo concurso em 2021. Já a Legítima de Minas Três Madeiras é envelhecida por três anos em dornas de carvalho, bálsamo e amburana. “A cachaça tem conquistado cada vez mais espaço no mercado graças ao empenho das marcas que estão investindo em qualidade e receitas elaboradas”, explica o empreendedor.

A segunda etapa do concurso será uma avaliação feita por 30 especialistas renomados do setor de destilado nacional que irão analisar o ranking das 250 cachaças, onde apenas 50 serão selecionadas como finalistas. A última fase é uma degustação às cegas, em que as cachaças serão divididas e ranqueadas em três categorias: brancas, envelhecidas/armazenadas e premium/extra premium. A degustação será feita em março de 2022.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *